HISTÓRICO


Criado em 1976, era uma construção simples de 03 barracões, que abrigava os idosos, não havia conforto. Um grupo formado por voluntários, entre eles Ary de Morães o maior idealizador, Hildebrando Ramos Ribeiro, que controlava as finanças e verbas doadas, se uniram com a intenção de fazer acomodações melhores. Um deles Daniel Fonseca idealizou o novo prédio, grande e espaçoso.A proposta do vereador Fernando Drumond,sancionada, em conseguir junto ao poder municipal, a doação de doze(12) lotes. O projeto arquitetônico foi feito pelo Senhor Jader L.Bastos . A Aeronáutica e a Prefeitura tiveram uma grande participação na construção do Lar. A inauguração do prédio foi em 23/10/1985. O Sr. Lúcio Pentagno Guimaráes, presidente da ICAL, doou para inicio das obras 20 caminhões com pedras e 20 caminhões com britas. Uns dos primeiros doadores foi o gerente da Caixa E. Estadual , Carlos Murta, doou 20 (vinte) sacos de milho para apurar o dinheiro, foi vendido para o armazém do Zé de Elias, com participação do Sr.Cota. Sr. Geraldo Lopes, através do Nonô de Ingo, vendeu uns lotes que tinha e doou o dinheiro da venda de 01 lote para as obras, e continuou fazendo uma contribuição mensal. Sr. Reis Fonseca outro grande doador, contribui com uma grande soma, para arrancada inicial. A Soeicon doou na êpoca 300 sacos de cimento. O Sr. Hélio da folia de Reis doava toda arrecadação da festa para o asilo. João Araújo possuia um caminhão e era ele que trazia a areia , gratuitamente para a construção. As janelas foram doadas pelos serralheiros da cidade, cada um doou uma janela. Padre Geraldo conseguiu preço de tijolos mais em conta. O prefeito Marconi Issa também participou, conseguindo repassar uma verba para iniciar as obras. Dr.Luis Issa fez uma doação importante para as obras.

Faz parte da história do asilo antigo na data de 1978, a Sra. Iraci Couto Lopes que muito trabalhou para os assistidos da época e seu marido o Sr. Raimundo Lopes (Mundico) e seu filho Kleber Couto Lopes. Na época conseguiram com os movimentos comprar um orgão, que foi repassado para a igreja. Tio João era o presidente, depois assumiu o Sr. Guilherme Rocha.  

Nila Faraj, era uma educadora e pessoa que sempre procurou ajudar os mais necessitado, ensinava gratuitamente corte e costura, colaborando com a comunidade,fazia parte de vários grupos de oração, ensinou catecismo por vários anos e participou da vida social e politica de nossa cidade de forma atuante. Foi grande sua colaboração no Asilo de Vespasiano, fazia parte da Sociedade São Vicente de Paulo, ela a Senhora Cida Fonseca ficaram responsáveis no empenho de conseguir juntos as empresas e comércio doações.

Um comentário:

Postar um comentário